Painéis fotovoltaicos sujam?
Sim, ficam sujos principalmente por causa da poeira, folhas, poluição e até mesmo por “cocô-de-passarinho”, e isso afetará a produção de energia solar de seu sistema.
Na imagem anexa, vide que há diferença entre ponto A (placas sujas) e B (placas limpas), o que estava ocasionando prejuizo na geração de energia.
O que ocorre com a placa devido a sujeira?
A sujeira acumulada, contribue para impedir que a luz do sol chegue até as células fotovoltaicas nos paineis solares, o que estando mais sujo, menos energia a placa irá produzir. Diversos fatores afetam a produção de energia dos painéis solares, mas a sujeira pode ser um dos principais e também o mais fácil de corrigir.
Especialistas dizem que painéis solares sujos não produzem tanta energia quanto painéis limpos, e essa perda pode chegar até 25% em algums casos, de acordo com o laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL). Empresas de energia solar relatam perdas de até 30% para alguns clientes que nunca limparam os seus painéis (é claro que são casos extremos, em lugares onde quase nunca chove).
O correto é sempre fazer uma inspeção visual sob a superfície das placas, e caso esteja suja, efetuar a limpeza com segurança, ou contratar empresa especializada para tal. Uma pequena quantidade de sujeira, como por exemplo uma camada fina de poeira, poderá causar apenas uma pequena perda na produção de energia do painel fotovoltaico, e chegando em até 5%.
No entanto, quando os painéis solares ficam “encardidos”, como em uma casa perto de uma avenida grande, em uma área agrícola ou em um local que não recebe chuvas regulares, a perda de produção de energia solar fotovoltaica pode ser superior a 20%. Normalmente, uma boa chuva pesada, deve limpar os seus painéis solares.
0 comentário